dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Arroz  
Epagri lança cultivar de arroz irrigado para Santa Catarina
SCS 116 Satoru tem produtividade de 10 t por hectare e pode ser usado para arroz branco ou parboilizado
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
21/06/2010

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina acaba de lançar uma nova cultivar de arroz irrigado para a região, a SCS 116 Satoru. Ele tem produtividade média de 10 toneladas, mas potencial para passar as 12 toneladas se o produtor tiver bom nível tecnológico. O grande benefício desta cultivar é que ela pode ser usada tanto para o processo de beneficiamento direto, que é o arroz branco, como para o arroz parboilizado, que é muito visado em Santa Catarina. As sementes já foram beneficiadas e já estão sendo disponibilizadas para os produtores da região que podem começar o plantio do arroz irrigado Satoru a partir de agosto.

— Eu recomendaria esta cultivar para todas as áreas de produção, mas é para o produtor que não vai adotar somente a cultivar como nova tecnologia, mas também adota outras recomendações. Ele tem que implantar bem a lavoura, na época ideal, com a adubação ideal, deve seguir as recomendações da pesquisa e da assistência técnica com um bom manejo de pragas, doenças e plantas daninhas. Se o produtor tiver um bom nível tecnológico certamente essa cultivar poderá atendê-lo perfeitamente — explica o pesquisador José Alberto Noldin, da Epagri, que é o coordenador do grupo de pesquisas sobre arroz irrigado.

Noldin diz que no caso do arroz Satoru a recomendação de plantio é para meados de agosto de início de setembro, mas que de uma forma geral em Santa Catarina as cultivares devem ser plantadas entre setembro e outubro. As pesquisas de melhoramento genético da Epagri têm aumentado consideravelmente o nível tecnológico dos produtores da região fazendo com que as produtividades dêem um salto. Em 1970, segundo a assessoria de imprensa da instituição, a média de produção dos rizicultores de Santa Catarina era de 2 toneladas por hectare e hoje a média é de 7 a 9 toneladas. Na região, o arroz é fonte de renda de mais de 12 mil famílias, que ocupam cerca de 150 mil hectares de arroz irrigado em 83 municípios catarinenses.

Santa Catarina é o segundo Estado mais importante na cadeia produtiva do arroz irrigado, atrás apenas do Rio Grande do Sul, possui um parque industrial com 66 indústrias que beneficiam 1,5 milhão de toneladas de arroz por ano. Para disponibilizar as sementes da SCS 116 Satoru, os produtores associados da Acapsa (Associação Catarinense de Produtores de Semente de Arroz) multiplicaram 350 sacas de semente básica para colocar no mercado 20 mil sacas de semente comercial para esta safra. Os rizicultores interessados na cultivar Satoru devem procurar a Epagri ou a associação catarinense.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Rizicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada